A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE DE DEUS
I - INTRODUÇÃO
Estive analisando nestes tempos os discursos neoliberais acerca da prosperidade.
Estive analisando nestes tempos os discursos neoliberais acerca da prosperidade.
Considero um perigo muito grande para a humanidade, e para os fiéis de Cristo, já que os preceitos ventilados pelos adeptos da teologia da prosperidade, buscam aproximar as pessoas do dinheiro, das riquezas, mas na sua essência, mesmo que de forma inconsciente, afastam-nas de Jesus.
II - UMA BUSCA DO BEM-ESTAR, PAUTADA NAS COISAS MATERIAIS
O bem-estar através das riquezas é sem dúvida um objetivo que paira em boa parte da humanidade. Por conta disso, muitos são alvos fáceis de fraudes, dos charlatões religiosos, dos falsos mestres, dos falsos profetas, dos falsos crentes, dos falsos pastores, dos falsos apóstolos, das doutrinas de demônios, etc.
O ensino da prosperidade é deturpado e simplesmente vai na contramão da Palavra de Deus, no que tange a Nova Aliança em Jesus Cristo.
Jeremias explica porque tanto crentes ou não crentes caem nas falácias do enriquecimento rápido e fácil:
Jeremias 5.31 Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?
Eles "vendem" um algo que as pessoas querem ardentemente. Certamente, o inimigo de nossas almas dá uma mãozinha, cegando o entendimento da pessoa:
2 Coríntios 4.4 "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus."
Entre muitas Palavras, que balizam a teologia da prosperidade, destaco as seguintes:
1. A ideia de que o crente deve comer o melhor:
Isaías 1.19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra."
2. Se meu pai é rico, como posso ser pobre?
Ageu 2.8 Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.
3. Quem pede recebe?
Mateus 7:7-11
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?"
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?"
4. Se não ganha é porque não tem fé:
Tiago 1.6
"Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte."
5. Quanto aos dízimos, ou ofertas, não importando a procedência ou o estado de santidade da pessoa, se entregar o dízimo ou ofertar, ela será abençoada:
a) Malaquias 3:10-12
"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.
E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos."
b) 2 Coríntios 9.6
"E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará."
III - CONTRAPONTOS
Os bons pastores, pregadores, evangelistas, missionários, em fim, servos de Deus, buscam ensinar segundo os preceitos da Palavra, contidos nos ensinamentos de Jesus e dos Apóstolos.
Ao "filosofar" fora dos fundamentos bíblicos e deixando de lado preceitos de conduta claros na Palavra, tais ensinadores se enquadram no anátema citado por Paulo:
Gálatas 1:8-10
"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo."
A Palavra de Deus sempre se cumprirá. A graça, na Nova Aliança, revela o cumprimento pleno da Lei, de todas as promessas feitas a Abraão e a Israel, bem como a todo o que é obediente a Deus.
A Palavra de Deus não leva e nem pode levar ninguém à confusão. O nosso Deus é "o caminho, a verdade e a vida", nele não há engano nem mentira. Ele vela por cumprir o que disse ou diz. Então, não existe situação de exceção, o que há, de Gênesis a Apocalipse é um interagir para que entendamos o querer de Deus e seu projeto de salvação para os homens. Ele não se contradiz. Nunca saberemos tudo:
1 Coríntios 13:
9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;"
Um pastor e conhecedor da Palavra de Deus genuíno não deveria incentivar ninguém a ser rico ou a buscar riquezas, pois não amaria ao próximo. Os que o fazem tem uma torpe tendência, no íntimo, de querer que elas fiquem ricas para desfrutar de seu leite e até de sua gordura ou as enganar tirando o que elas tem ou nem tem.
Por que?
1. Não devemos inverter a ordem de Jesus:
Primeiro o Reino e sua justiça. Se invertemos a ordem, deixamos de ganhar o benefício duplo do espiritual (que nos salva) e do material. Incentivando o material primeiro, negligenciamos o que de fato nos liberta, dá saúde e salva.
Mateus 6.33,34
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
2. Jesus disse para alguém: fique pobre?
O conselho de Jesus para o jovem rico, se contrapõe à ideia de riqueza como parâmetro de ser de Deus:
Mateus 19:21:
"Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me."
Depois Jesus disse:
Lucas 18.24,25
"E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus."
Diabólico, incentivar as ovelhas a serem ricas!
Isto não quer dizer que os ricos irão para o inferno. Só me mostra que a riqueza gera uma grande dificuldade que terá de vencer, com liberalidade, humildade, sem soberba.
3, Aqueles que tem olhos fissurados em busca de riqueza, está buscando a Mamon (deus dinheiro):
Mateus 6.24
"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."
4. Quantos aos dízimos e ofertas, como pressupostos de gerar "obrigação" da parte de Deus:
Prega-se Malaquias 3.10, mas devemos atentar para:
Malaquias 3.3:
"E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao Senhor trarão oferta em justiça."
"...em justiça" - requer do ofertante ou do dizimista um algo mais do que o vil metal. Não adianta ofertar ou entregar dízimos e adulterar, fornicar, mentir, etc.
Jesus ainda disse:
Mateus 5.23,24
"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta."
E em continuidade a 2 Coríntios 9.6, observe:
2 Coríntios 9:7-12
"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
Conforme está escrito:Espalhou, deu aos pobres;a sua justiça permanece para sempre.
Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.
Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.
- "não com tristeza ou necessidade" revela uma atitude de puro amor a obra, a Deus e ao próximo, sem segundas intenções, usurpadas da Lei, como se livrar de ser chamado de "ladrão" ou não ter o "devorador" no seu encalço.
5. A ordem é:
Colossenses 3:1-4
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
IV - E AS BÊNÇÃOS?
1. Entenda, Deus cumpre sua palavra.
As bênçãos na graça, na Nova Aliança, são muito melhores do que as do antigo pacto. Temos o Espírito de Deus habitando em nós, nos guiando, falando conosco. Ele é o melhor que Deus nos dá, a ponto de Paulo chamar de "tesouro".
Que tal uma palavra, no Antigo Testamento, de sabedoria de Agur:
Provérbios 30:7-9
"Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra:
Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;
Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão."
2. É mentira? Não se diz: nada me faltará?
Salmos 23.1
"O Senhor é meu pastor, e nada me faltará".
Numa perfeita tradução do hebraico, nos originais, assim é escrito:
"O Senhor é meu pastor, e de nada sentirei falta.".
Diferença boa, não é?
Veja, meu entendimento:
a) Você não tem carro? Ou mansão? Não se preocupe! Não te fará falta, pois Deus supre tudo o que você precisa, e você é feliz com Ele. Teu coração estará em paz!
b) Você precisa de um carro, bom, confortável, novo, tracionado? Realmente te faz falta, para teu uso diário ou para a obra de Deus? Então Deus proverá, porque "de nada sentirei falta".
Porém, se não, nós ao invés de murmurarmos, glorificamos a Deus pelos dons e principalmente pela Salvação e nos confortamos com a Palavra que diz::
1 Tessalonicenses 5.18
"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."
c) Quer entender melhor?
Que tal entender o que diz Paulo:
2 Coríntios 6:10
"Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo"
"Pobres? Como assim Paulo?"
CONCLUSÃO
Posso concluir que o servo de Deus tem muito que buscar para enfrentar a luta verdadeira travada nos ares (Efésios 6.12), por isso, que Paulo diz:
Efésios 6:10
"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder."
Quem fica buscando as coisas materiais, em primeiro lugar, perde a bênção dupla prometida por Jesus em Mateus 6.33, pois buscamos o Reino e sua Justiça, portanto, Deus nos acrescenta o que precisamos.
Uma "lapada" nos apóstolos, pastores e pregadores mentirosos de hoje:
1 Timóteo 6:7-11
7 Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
FINALIZO:
AO INVÉS DE FICAR INCENTIVANDO A BUSCA DO MATERIAL SERIA PROVEITOSO PARA OS FIÉIS SE ALICERÇAREM NA ROCHA, BUSCANDO AS ESPIRITUAIS.
CUIDADO COM CAMPANHAS INTERMINÁVEIS DE BUSCA DE COISAS MATERIAIS!
QUEM PREGA RIQUEZAS OU TEM PARTE COM DEMÔNIOS OU ESTÁ DANDO UMA MÃOZINHA PARA ELES.
PASTOR LUCIDO VANDERLEI DOS SANTOS
Sinceramente a honestidade e o caráter de um homem de DEUS, estão aqui ! TE AMO
ResponderExcluir