quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

IGREJA DE LAODICÉIA

IGREJA DE LAODICÉIA 
(Apocalipse 3:14-22)

LAODICÉIA – Igreja morna
Fundada pelo rei selêucida Antíoco II (261 – 240 a.C), que lhe deu o nome de sua irmã e esposa , Laodice. (Dicionário Bíblico Wycliffe).

1. CIDADE DE LAODICÉIA

a) Montanhas 
Laodicéia fica no principal cruzamento de estradas dos vales da Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. A cidade estava situada numa montanha que dava para um vale fértil e majestosas montanhas. Nos tempos romanos, a cidade era um importante centro de administração e comércio. As questões de justiça da região eram ouvidas em Laodicéia e fundos eram depositados nos bancos da cidade para segurança. Embora danificada por terremotos durante o reino de Augusto (27 a.C. - 14 d.C.) e novamente em 60 d.C, a cidade continuou reconstruindo e prosperando.

b) Panorama

Laodicéia era um centro para a indústria têxtil regional. Os rebanhos mantidos próximo aos vales produziam lã negra que era excepcionalmente macia. A lã era comprada e vendida nos mercados da cidade.

2. TEXTOS BÍBLICOS

a) VERSÍCULOS 14 a 16

14 E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”

1) COMENTÁRIO DA BÍBLIA PENTECOSTAL ADAPTADO:
FRIO NEM QUENTE... MORNO. Esta é a descrição da condição espiritual da igreja de Laodicéia.
(a) A igreja morna é aquela que transige com o mundo e, em comportamento, se assemelha à sociedade ímpia ao seu redor; professa o cristianismo, mas, na realidade, é espiritualmente "desgraçada e miserável" (vv. 17,18).
(b) Cristo faz a esta igreja uma séria advertência no tocante ao seu julgamento contra a mornidão espiritual (vv. 15-17).
(c) Cristo faz também um convite sincero para que se arrependa e seja restaurada a uma posição de fé, justiça, revelação e comunhão (vv. 18,19).
(d) Nesta era de igreja morna, firmes são as promessas de Cristo às igrejas vencedoras. Ele virá a elas com bênçãos e no poder do Espírito Santo (vv. 20-22), e abrirá uma porta para que possam glorificar o seu nome e proclamar o evangelho eterno (v. 8).

2) Comentário do Dicionário Bíblico Wycliffe
A cidade era abastecida por fontes de água quente, distantes através de canos feitos com blocos cúbicos de pedra de três pés de largura, ligados e cimentados entre si.
QUANDO AS ÁGUAS CHEGAVAM À CIDADE NÃO ESTAVAM TÃO AQUECIDAS PARA BANHOS AGRADÁVEIS
NEM SUFICIENTEMENTE FRIAS PARA SEREM BEBIDAS, E SE SERVIA COMO UM EMÉTICO (PROVOCA VÔMITO).



3. TEXTO BÍBLICO

- VERSÍCULOS 17 a 22
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário